Por não ter opção nas eleições de 2018 que atenda seus ideais, a União da Direita Maranhense - UDM, principal grupo de apoio a Bolsonaro no estado, terá candidatura própria a governador do estado, trata-se do coronel Monteiro.
Surge então a terceira via tão esperada no Maranhão, representando a direita, comandada pela UDM- UNIÃO DA DIREITA MARANHENSE, que terá candidatos em todas as instâncias nas próximas eleições apoiados por Jair Messias Bolsonaro.
Com isso, a lista dos pré-candidatos na disputa à Palácio dos Leões (sede do governo Maranhense) só aumenta, pois o Flávio Dino (PCdoB), como com seu governo desgastado, tentará se eleger.
A família Sarney, também tentará voltar ao poder, mesmo em meia a crise de corrupção envolvendo seu partido, o PMDB, que recentemente (08/09) teve sua cúpula denunciada no STF por formação de organização criminosa.
Há também outros nomes dados como pré-candidatos ao governado do estado, como o nome do senador Roberto Rocha, recém filiado ao PSDB, a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge do Podemos e o Dep Est. Eduardo Braide (PMN)
CONHEÇA O PERFIL DO PRÉ-CANDIDATO DA DIREITA AO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
José Ribamar Monteiro Segundo, conhecido como Coronel Monteiro, nasceu em Barra do Corda/MA, em 10 de março de 1948. Formado em 1971 pela Academia Militar das Agulhas Negras.
Graduado em Administração Pública e de Empresas em 1980, Coronel Monteiro é Licenciado em Matemática (1977), além de ser ex-professor universitário, ex-consultor do Instituto interamericano para cooperação na Agricultura, órgão da OEA - Organização dos Estados Americanos, especialista em assuntos indígenas.
Casado, pai de três filhos e duas metas, o empresário atualmente reside na capital São Luís/MA, onde trabalha como gerente de banco.